• Equipe Guia do FIG

Poesia, debates e lançamentos literários marcam a programação da Praça da Palavra



Homenagens a importantes autores pernambucanos – como Hermilo Borba Filho e Luís Jardim, além de recitais, mesa de glosa, encontros de música e poesia, lançamentos literários, debates sobre política cultural e oficinas de literatura para a criançada. São várias as atividades este ano na Praça da Palavra do FIG, que funcionará durante o festival de 22 a 29 de julho, com uma programação dividida em vários horários e para os diversos públicos – além de estandes de venda de livros e lounge de leitura para visitantes.

Segundo Mariane Bigio, coordenadora de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco, um dos destaques desta edição é a mesa Vida e Obra de Hermilo Borba Filho, com a presença do pesquisador João Denys e da secretaria de Cultura do Recife, Leda Alves.

O encontro está marcado para o dia 27 de julho, a partir das 17h, e é uma das ações em homenagem ao centenário do autor pernambucano presentes no festival. “Vai ser um momento único pela mistura de alguém que é especialista e estudioso da obra deste importante autor, com a afetividade de alguém que compartilhou a vida com Hermilo e representa hoje uma memória do legado que ele nos deixou”, explica Mariane Bigio. As homenagens a Hermilo, um estudioso da cultura popular, se estendem por toda a programação da Praça com atividades ligadas a essa temática, como literatura de cordel e mesa de glosa.

Neste sentido, a coordenadora de Literatura da Secult-PE dá detalhes sobre a realização da ação De Repente uma Glosa, inédito no FIG, com Genildo Santana, Zé Adalberto, Alexandre Morais, Dayanne Rocha e Elenilda Amaral, sob mediação de Luna Vitrolira. “Será um momento de improvisos com a participação de cinco poetas, boa parte do Sertão do Pajeú, dos quais duas são mulheres, o que é uma presença rara nas mesas de glosa. Na verdade teremos três mulheres participando porque teremos a mediação de Luna Vitrolira. Os motes são dados na hora, a partir de uma interação com o próprio público e contexto histórico-político atual, e os participantes terão que fazer uma poesia rimada e metrificada que termine com o tema sugerido”.

Confira matéria completa aqui.

Para saber toda a programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2017 baixe o App Guia do FIG aqui para iOS e aqui para Android. Baixe agora, é grátis!

#FIG2017 #Literatura

37 visualizações

© Copyright 2012 - 2019 - Arretada Comunicação. Todos os direitos reservados.

O 1º aplicativo do Festival de Inverno << | >> Feito com amor em Garanhuns desde 2012