• Equipe Guia do FIG

FIG também é lugar de trocas, saberes e reflexões diversas sobre arte e cultura

As atividades são gratuitas e, em alguns casos, necessitarão de inscrições prévias


Desde suas origens, o Festival de Inverno de Garanhuns também é um espaço para a troca de conhecimentos, saberes e experiências diversas. Oficinas, workshops, seminários e encontros diversos acontecerão durante os dias do festival, em espaços diversos. Todos com entrada gratuita. Para participar da Plataforma FIG e do Seminário Arte Contemporânea em Debate não precisa inscrição, basta chegar e assistir. Já para as demais oficinas (com exceção das oficinas que acontecem na Funase, na Praça da Palavra e no Castainho), as inscrições podem ser feitas pelo e-mailoficinasfig2019@gmail.com, com envio de um FORMULÁRIO previamente preenchido. A partir desta segunda segunda-feira (15), as inscrições também podem ser feitas presencialmente, na Secretaria de Cultura de Garanhuns (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti).


Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (87) 3762-7077 / 3761-1910.


PLATAFORMA FIG – A Plataforma FIG acontece de 24 a 27 de julho, no Auditório do Hotel Garanhuns Palace. Um espaço de circulação da produção cultural pernambucana em conexão com outros territórios e novos mercados de negócios. Lugar de diálogo, de troca de conhecimento, experiências e informações, fomentando uma análise do mercado atual e novos possíveis formatos. Este ano, a Plataforma FIG tem como foco a construção de pontes entre o Brasil e seus países vizinhos, fortalecendo o reconhecimento do Brasil como um país latino-americano e a exportação da cena pernambucana para esses países.


SEMINÁRIO – Outra ação importante de formação dentro do FIG, uma iniciativa inédita deste ano, é o Seminário Arte Contemporânea em Perspectiva. O evento acontece dias 19 e 20 de julho, na Sala Jaime Pincho, no Sesc Garanhuns. O evento – composto por quatro mesas (ver serviço abaixo) é uma abordagem transdisciplinar sobre os desafios da arte, nas mais variadas linguagens: cinema, teatro, dança, literatura e artes plásticas. A proposta é que cada convidado, a partir das mais variadas vivências, apresentem questões que considerem urgentes e compartilhem com o público sobre a arte que se faz nos dias de hoje. O seminário é aberto ao público, sujeito a lotação do espaço.


OFICINAS – Diversas oficinas de formação também fazem parte da grade do FIG este ano. Espaço como a Casa dos Saberes, Castainho, Funase e a Praça da Palavra abrigarão diversas formações, todas com inscrição gratuita, por meio do e-mail: oficinasfig2019@gmail.com. As inscrições também podem ser feitas presencialmente, na Secretaria de Cultura de Garanhuns (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti).


“A gente montou uma grade de oficinas este ano bem diversa. Algumas que são da área da economia da cultura, que é o caso da Plataforma FIG, mas temos também um elenco de oficinas definido a partir de demandas apontadas em fóruns, encontros, conferências realizadas pela Secult e Fundarpe, e que identificaram carências”, ressalta Tarciana Portela, gerente de Formação da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e responsável pela área de formação cultural do FIG.


Na área da economia da cultura, destaque para a oficina de Rômulo Alves e Myriam Taubkin. Rômulo é autor do livro “O Avesso da Cena”, uma referência para temas da produção e gestão cultural. Myrim Taubkin, produtora, artista e diretora musical, irá ministrar uma oficina voltada para músicos e produtores profissionais, sobre construção de carreiras e espetáculos ao vivo. “Além dessas duas, temos um conjunto de outras oficinas bem importantes no sentido da gestão e da produção cultural no FIG, como oficina de roadie, sonorização para espetáculos e até mesmo animação”, destaca Tarciana Portela.


Confira a programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns no aplicativo App Guia do FIG.

BAIXE GRÁTIS:

Disponível para Android e iPhone.

15 visualizações

© Copyright 2012 - 2019 - Arretada Comunicação. Todos os direitos reservados.

O 1º aplicativo do Festival de Inverno << | >> Feito com amor em Garanhuns desde 2012