• Equipe Guia do FIG

O verdadeiro sentido do FIG - por Pedro Henrique Teixeira


Pedro Henrique Teixeira


É incrível constatar que, passados trinta anos do Festival de Inverno de Garanhuns, uma boa parte da população ainda não consegue entender o sentido dessa atividade cultural.


Diga-se de passagem a maior das Américas! Não só da América latina!

Duas percepções são muito claras a respeito de como boa parte dos garanhunenses veem a festa.


Primeiramente aqui se entende que festival de inverno é a mesma coisa que praça mestre dominguinhos, o FIG é muito maior que isso! Teatro, cinema, literatura, dança, circo, todos os tipos e música, de atividades culturais, o FIG É MAIOR QUE A PRAÇA!

Dessa visão equivocada vem o julgar o FIG pela praça. (Embora a programação da praça esteja muito boa).

Segunda percepção! O FIG não é um festival de forró estilizado ou sertanejo universitário! O fig é uma festa de diversidade cultural que proporciona à população de Garanhuns (do Nordeste e do Brasil) uma oportunidade de respiro! Sim, de respiro porque a industria cultural já inunda a vida da gente da dita produção cultural de massa o ano todo!

Ouvimos as mesmas coisas 24 horas por dia o ano inteiro e o FIG nos dá a chance de sentirmos outros tipos de arte, outras estéticas, outras qualidades artísticas.

Cada festa tem sua característica e o FIG já é um modelo consolidado e de sucesso!

Atrai milhares de turistas de diversas partes do país para nossa cidade e o que vemos é o lamento por que o cantor fulano de tal (que veio antes e virá depois e toca em todas as rádios todos os dias, e na tv, e no app) não vem!

A herança cultural do FIG deve ser preservada, valorizada, melhorada, ampliada!

O FIG é uma oportunidade única de sairmos da bolha comercial da industria de massa, uma oportunidade de sabermos que existe outros tipos de manifestações artísticas que merecem muito nossa atenção, que pode nos ensinar muito sobre como olhar a vida com um olhar mais poético!

Portanto, olhem a programação completa, levem seus filhos para apraça da palavra, eles podem começar a se interessar pela leitura lá e isso pode fazer dele um ser humano melhor.


Levem seus filhos ao circo SONHAR É BOM PARA O CORAÇÃO E A ALMA!

Levem ao cinema!

Levem seus filhos ao parque!


Vá, a família inteira, conhecer os grandes nomes da MPB, da música instrumental, da música lírica!

Ah! E se você não gosta, tudo bem, leve todos para ver as ruas repletas de gente, tomar um chocolate quente no frio gostoso de Garanhuns, se divertir, ter boas conversas, encontrar pessoas!

O FIG é do tamanho do mundo! Valorizem o FIG!


Por: Pedro Henrique Teixeira

272 visualizações

© Copyright 2012 - 2019 - Arretada Comunicação. Todos os direitos reservados.

O 1º aplicativo do Festival de Inverno << | >> Feito com amor em Garanhuns desde 2012