• Equipe Guia do FIG

Uma nação cultural chamada Festival de Inverno - por Pedro Henrique Teixeira



Pedro Henrique Teixeira


O festival de inverno de Garanhuns, entre tantas outras virtudes, tem o poder de unir as pessoas em torno da arte, da cultura, e dos bons momentos que se vive quando a multidão canta e se emociona junta!


Aristóteles chamava de catarse uma espécie de “cura” que acontecia no contato com a arte, naquele contexto as dores que se viam reproduzidas nos anfiteatros gregos emocionavam os espectadores e retirava deles o peso que a vida lhes punha nas costas.


Não à toa um filósofo disse que “toda arte e toda filosofia podem ser consideradas como remédios da vida” e que nós, mortais poços de angústias, temos a arte para não morrer da verdade, por que a vida, em muitos momentos, poderia se tornar insuportável, não fosse a injeção de prazer que a arte nos proporciona.


Mas voltemos ao conceito de nação, um agregado de pessoas que se mantem unidos por um mesmo costumes, ou uma mesma tradição, e nesse sentido o FIG nos ajuda a enxergar melhor muitos traços culturais em comum, o FIG é uma lupa para enxergarmos nossas raízes, que são muitas e complexas.


Seja no palco Ariano Suassuna, nos parques da cidade, nas tendas de artesanato, estamos todos nós unidos, durante os dias frios do festival, aprendendo a nos reconhecer nas manifestações culturais que nos revelam nossas origens.


Lembremos que o termo nação designava grupos de estudantes que se agrupavam nas universidades medievais, aquelas nações eram formas de auto reconhecimentos de iguais. No FIG, caminhando pelas ruas, cantando e dançando juntos, se abraçando quando uma música ou uma poesia recitada nos emociona, somos uma nação, um grupo que se reconhece, e isso é importante e didático, porque temos perdido a arte do encontro, e nada pode ser mais importante nessa vida do que celebrá-la com o outro.


Assim, o FIG, a arte, desperta em nós a união, que a política, infelizmente, tem nos feito rejeitar.

No FIG, somos a nação cultural brasileira, de todas as regiões, somos a nação nordestina, pernambucana.  No FIG, somos a nação da alegria, da arte e da cultura, no FIG todos nós temos orgulho verdadeiro e simples, de sermos o que somos... HUMANOS.


Por: Pedro Henrique Teixeira


--


Confira a programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns no aplicativo App Guia do FIG.


BAIXE GRÁTIS:

Disponível para Android e iPhone.

55 visualizações

© Copyright 2012 - 2019 - Arretada Comunicação. Todos os direitos reservados.

O 1º aplicativo do Festival de Inverno << | >> Feito com amor em Garanhuns desde 2012